Chamada – O que é “presente”?

large (42).jpg

 

Meu nome sempre foi no meio da chamada, eu gosto, pois a lição nunca é cobrada de cara ou por último, me sinto o intermediário de minha classe. Existem aulas em que o professor não se importa com essa tal de “chamada”, uma anotação no papel nunca é válida diante da participação presencial do aprendiz. E há, ainda, outros que fazem questão da resposta de lei “presente”, acrescentada com uma mãozinha levantada, o que sempre me fez pensar o que é esse “presente” que tanto conta para eu passar de ano, aliás, passar para o próximo nível de aprendizagem. Presente… É aquilo que fica no meio do Passado e Futuro, não é, mestre? Ou aquilo que ganhamos se fazemos um bom papel ou completamos mais um ano de nascimento? Ou ainda, é um estado de presença.

Por qual motivo todos os dias eu repito “presente” e nunca lembro dos seus respectivos significados? Hoje é Presente, feito para ser aproveitado se desprendendo do passado sem especular o futuro, aquela coisa de “carpe diem”, é apenas o único momento para responder quando citam seu número.

Se você é bom, se seu amor é quente, se seu coração palpita mais sob as causas que ninguém vê, meu bem, presente! Presenteie alguém se doando, sem necessidade de gastar com embrulho, muito menos com uma fita cafona que nos desdobramos para montá-la. Sabe aquele (ou aquela) colega de sala que deixa seu dia mais feliz com um simples “Bom dia”, com aquele “Te amo” implícito nos pequenos cuidados? Quem sabe ele (ou ela) não merece você como presente…

Apresentando o último e não menos importante conceito, ser presente. Estado de presença. Sentir, ver, ou, ouvir algo próximo. Vai da ideologia particular de cada um acreditar que ser presente é olho no olho, cara a cara, se não, ser presente em pensamentos distantes… Quantas vezes eu já respondi “presente” na chamada enquanto meu corpo se fazia vivo em outra dimensão? E se eu faltei em uma aula especial e estava presente com o coração…

Durante o ano letivo, falto quando vou ao médico, quase nunca deixo a preguiça me levar, afinal, nunca é bom perder as aulas do dia, elas são únicas. Tem aluno que responde sempre a chamada, mas não vê utilidade naquela presença no papel. Tem professor que até desconta ponto com o não comparecimento. Tem aula que nem professor tem. Tem gente que sempre faz falta…

 

Letícia Passarinho

 

Um comentário sobre “Chamada – O que é “presente”?

  1. Pingback: TAG: Eu Nunca!/TAG: Completando Frases – Universo Inconsequente

Deixe um comentário

